Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Veja o afundamento dos salários dos professores desde 2005 ( Início do governo Sócrates)

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 20.02.14

 

O primeiro quadro apresenta o vencimento ilíquido mensal de cada índice, bem como o vencimento ilíquido anual. O vencimento ilíquido anual é calculado consoante o número de meses pago em cada ano, no ano 2011 os funcionários públicos ficaram sem 50% do subsídio de Natal e em 2012 sem os dois subsídios na totalidade.

Esta tabela já tem em conta a taxa de retenção que se traduz num vencimento ilíquido inferior a partir de 2011 e que se agravou em 2014.

A última linha do primeiro quadro tem o valor do subsídio de refeição.

O quadro seguinte tem a redução mensal e anual tendo por base o vencimento ilíquido de 2005. Desta forma é mais simples sabermos quanto estamos a receber a menos do que no ano 2005 e as variações que têm ocorrido desde essa data.

Existem outras variáveis para o vencimento líquido ser inferior ao de 2005, tais como, abonos de família, taxas de IRS, subsídios de itinerância ou outros, mas que não estão aqui considerados.

O último quadro é uma tentativa de analisar a evolução dos preços de alguns produtos essenciais, no entanto, ainda não consegui os preços da maioria dos produtos. Se alguém me quiser ajudar com dados para este estudo agradeço.

VENCIMENTOS DESDE 2005 FINAL4_Página_1VENCIMENTOS DESDE 2005 FINAL3_Página_2
Evolução preço produtos essenciais

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cunha ribeiro às 08:14