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Calendário Escolar, 2016-2017

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 23.03.17

Calendário Escolar 2016/2017

 

https://dre.pt/application/conteudo/75757464

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Calendário escolar 2016/2017

Publicado através do Despacho nº 8294-A/2016, de 24 de junho.

Retificado pela Declaração de Retificação n.º 1125/2016


CALENDÁRIO PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
Entre 9 e 15 de setembro de 2016 16 de dezembro de 2016.
3 de janeiro de 2017. 4 de abril de 2017.
19 de abril de 2017
  • 6 de junho de 2017 — 9.º 11.º e
    12.º anos de escolaridade.
  • 16 de junho de 2017 — 5.º, 6.º, 7.º,
    8.º e 10.º anos de escolaridade.
  • 23 de junho de 2017 — 1.º, 2.º, 3.º
    e 4.º anos de escolaridade.

INTERRUPÇÕES DAS ATIVIDADES LETIVAS PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
19 de dezembro de 2016. 2 de janeiro de 2017.
27 de fevereiro de 2017. 1 de março de 2017.
5 de abril de 2017. 18 de abril de 2017.

CALENDÁRIO ESCOLAR PARA OS ESTABELECIMENTOS PARTICULARES DE ENSINO ESPECIAL
Entre 1 e 5 de setembro de 2016. 30 de dezembro de 2016.
4 de janeiro de 2017. 9 de junho de 2017.

INTERRUPÇÕES DAS ATIVIDADES LETIVAS PARA OS ESTABELECIMENTOS PARTICULARES DE ENSINO ESPECIAL
19 de dezembro de 2016. 23 de dezembro de 2016.
27 de fevereiro de 2017. 1 de março de 2017
3 de abril de 2017. 7 de abril de 2017.
CALENDÁRIO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO – RETIFICADO PELA DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 1125/2016
FASE ÚNICA
ENTRE 2 E 9 DE MAIOQUINTA -FEIRA 8 DE JUNHOSEGUNDA -FEIRA 12 DE JUNHOSEGUNDA -FEIRA 19 DE JUNHOQUARTA -FEIRA 21 DE JUNHO
2.º ano Expressões Artísticas e Físico -Motoras
9h00 — 5.º ano História e Geografia de Portugal (57) 9h00 — 8.º ano
Português (85)
10h00 — 2.º ano Português e Estudo do Meio (25) 10h00 — 2.º ano Matemática e Estudo do Meio(26)
11h00 — 8.º ano Ciências Naturais e Físico -Química (88) 11h00 — 5.º ano Matemática e Ciências Naturais (56)  
A disponibilização das fichas individuais de aluno e dos resultados globais das provas de aferição tem lugar até ao início do ano letivo de 2017 -2018.
CALENDÁRIO DAS PROVAS FINAIS DO 3.º CICLO
1.ª FASE2.ª FASE
SEGUNDA -FEIRA 19 DE JUNHOQUINTA -FEIRA 22 DE JUNHOTERÇA -FEIRA 27 DE JUNHOQUINTA -FEIRA 20 DE JULHOSEXTA -FEIRA 21 DE JULHOSEGUNDA -FEIRA 24 DE JULHO
9h30 — 9.º ano PLNM (93) (94) 9h30 — 9.º ano Português (91) Português Língua Segunda (95) 9h30 — 9.º ano Matemática(92) 9h30 — 9.º ano PLNM (93) (94) 9h30 — 9.º ano Português (91) Português Língua Segunda (95) 9h30 — 9.º ano Matemática (92)
   
Afixação de pautas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 de julho Afixação de pautas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 de agosto
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 de agosto Afixação dos resultados dos processos de reapreciação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 de agosto
CALENDÁRIO DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO
 1.ª FASE2.ªFASE
REALIZAÇÃO DAS PROVAS
1.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30 de junho a 7 de julho 20 a 27 de julho
2.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23 de junho a 5 de julho
3.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19 a 29 de junho
AFIXAÇÃO DE PAUTAS
1.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17 de julho 4 de agosto
2.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17 de julho
3.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 de julho
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS DOS PROCESSOS DE REAPRECIAÇÃO
1.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 de agosto 25 de agosto
2.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
CALENDÁRIO DE EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO
1ª Fase
segunda -feira
19 de junho
quarta -feira
21 de junho
quinta -feira
22 de junho
sexta -feira
23 de junho
segunda -feira
26 de junho
terça -feira
27 de junho

9h30 — 12.º ano
Português (639)
Português (239)
PLNM (839)

9h30 — 11.º ano
Física e Química A
(715)
Geografia A (719)
História da Cultura
e das Artes (724)

9h30 — 12.º ano
Desenho A (706)
História A (623)
9h30 — 11.º ano
História B (723)

9h30 — 12.º ano
Matemática A (635)
9h30 — 11.º ano
Matemática B (735)
Matemática Aplicada às
Ciências Sociais (835)

9h30 — 11.º ano
Biologia e Geologia
(702)
Economia A (712)
Inglês (550)
Francês (517)
Espanhol (547)
Alemão (501)

9h30 — 11.º ano
Geometria Descritiva
A (708)
Literatura Portuguesa
(734)
14h00 — 11.º ano
Filosofia (714)
 
14h00 — 11.º ano
Latim A (732)
 
Afixação de pautas
13 de julho
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação
14 de agosto
2ª Fase
quarta -feira
19 de julho
quinta -feira
20 de julho
sexta -feira
21 de julho
segunda -feira
24 de julho
9h30 — 11.º ano
Física e Química A (715)
Economia A (712)
História da Cultura e das Artes (724)
Alemão (501)
Espanhol (547)
Francês (517)
Inglês (550)
9h30 — 12.º ano
Português (639)
Português (239)
PLNM (839)
9h30 — 12.º ano
Matemática A (635)
9h30 — 11.º ano
Matemática B (735)
Matemática Aplicada às Ciências
Sociais (835)
9h30 — 12.º ano
História A (623)
9h30 — 11.º ano
Geometria Descritiva A (708)
14h00 — 11.º ano
Latim A (732)
14h00 — 11.º ano
Filosofia (714)
14h00 — 11.º ano
Literatura Portuguesa (734)
História B (723)
14h00 — 12.º ano
Desenho A (706)
14h00 — 11.º ano
Biologia e Geologia (702)
Geografia A (719)
Afixação de pautas
4 de agosto
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação
25 de agosto

 

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por cunha ribeiro às 10:30

Calendário Escolar, 2016-2017

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 23.03.17

Calendário Escolar 2016/2017

Calendário escolar 2016/2017

Publicado através do Despacho nº 8294-A/2016, de 24 de junho.

Retificado pela Declaração de Retificação n.º 1125/2016


CALENDÁRIO PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
Entre 9 e 15 de setembro de 2016 16 de dezembro de 2016.
3 de janeiro de 2017. 4 de abril de 2017.
19 de abril de 2017
  • 6 de junho de 2017 — 9.º 11.º e
    12.º anos de escolaridade.
  • 16 de junho de 2017 — 5.º, 6.º, 7.º,
    8.º e 10.º anos de escolaridade.
  • 23 de junho de 2017 — 1.º, 2.º, 3.º
    e 4.º anos de escolaridade.

INTERRUPÇÕES DAS ATIVIDADES LETIVAS PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
19 de dezembro de 2016. 2 de janeiro de 2017.
27 de fevereiro de 2017. 1 de março de 2017.
5 de abril de 2017. 18 de abril de 2017.

CALENDÁRIO ESCOLAR PARA OS ESTABELECIMENTOS PARTICULARES DE ENSINO ESPECIAL
Entre 1 e 5 de setembro de 2016. 30 de dezembro de 2016.
4 de janeiro de 2017. 9 de junho de 2017.

INTERRUPÇÕES DAS ATIVIDADES LETIVAS PARA OS ESTABELECIMENTOS PARTICULARES DE ENSINO ESPECIAL
19 de dezembro de 2016. 23 de dezembro de 2016.
27 de fevereiro de 2017. 1 de março de 2017
3 de abril de 2017. 7 de abril de 2017.
CALENDÁRIO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO – RETIFICADO PELA DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO N.º 1125/2016
FASE ÚNICA
ENTRE 2 E 9 DE MAIOQUINTA -FEIRA 8 DE JUNHOSEGUNDA -FEIRA 12 DE JUNHOSEGUNDA -FEIRA 19 DE JUNHOQUARTA -FEIRA 21 DE JUNHO
2.º ano Expressões Artísticas e Físico -Motoras
9h00 — 5.º ano História e Geografia de Portugal (57) 9h00 — 8.º ano
Português (85)
10h00 — 2.º ano Português e Estudo do Meio (25) 10h00 — 2.º ano Matemática e Estudo do Meio(26)
11h00 — 8.º ano Ciências Naturais e Físico -Química (88) 11h00 — 5.º ano Matemática e Ciências Naturais (56)  
A disponibilização das fichas individuais de aluno e dos resultados globais das provas de aferição tem lugar até ao início do ano letivo de 2017 -2018.
CALENDÁRIO DAS PROVAS FINAIS DO 3.º CICLO
1.ª FASE2.ª FASE
SEGUNDA -FEIRA 19 DE JUNHOQUINTA -FEIRA 22 DE JUNHOTERÇA -FEIRA 27 DE JUNHOQUINTA -FEIRA 20 DE JULHOSEXTA -FEIRA 21 DE JULHOSEGUNDA -FEIRA 24 DE JULHO
9h30 — 9.º ano PLNM (93) (94) 9h30 — 9.º ano Português (91) Português Língua Segunda (95) 9h30 — 9.º ano Matemática(92) 9h30 — 9.º ano PLNM (93) (94) 9h30 — 9.º ano Português (91) Português Língua Segunda (95) 9h30 — 9.º ano Matemática (92)
   
Afixação de pautas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 de julho Afixação de pautas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 de agosto
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 de agosto Afixação dos resultados dos processos de reapreciação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 de agosto
CALENDÁRIO DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO
 1.ª FASE2.ªFASE
REALIZAÇÃO DAS PROVAS
1.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30 de junho a 7 de julho 20 a 27 de julho
2.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23 de junho a 5 de julho
3.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19 a 29 de junho
AFIXAÇÃO DE PAUTAS
1.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17 de julho 4 de agosto
2.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17 de julho
3.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 de julho
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS DOS PROCESSOS DE REAPRECIAÇÃO
1.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 de agosto 25 de agosto
2.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3.º ciclo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
CALENDÁRIO DE EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO
1ª Fase
segunda -feira
19 de junho
quarta -feira
21 de junho
quinta -feira
22 de junho
sexta -feira
23 de junho
segunda -feira
26 de junho
terça -feira
27 de junho

9h30 — 12.º ano
Português (639)
Português (239)
PLNM (839)

9h30 — 11.º ano
Física e Química A
(715)
Geografia A (719)
História da Cultura
e das Artes (724)

9h30 — 12.º ano
Desenho A (706)
História A (623)
9h30 — 11.º ano
História B (723)

9h30 — 12.º ano
Matemática A (635)
9h30 — 11.º ano
Matemática B (735)
Matemática Aplicada às
Ciências Sociais (835)

9h30 — 11.º ano
Biologia e Geologia
(702)
Economia A (712)
Inglês (550)
Francês (517)
Espanhol (547)
Alemão (501)

9h30 — 11.º ano
Geometria Descritiva
A (708)
Literatura Portuguesa
(734)
14h00 — 11.º ano
Filosofia (714)
 
14h00 — 11.º ano
Latim A (732)
 
Afixação de pautas
13 de julho
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação
14 de agosto
2ª Fase
quarta -feira
19 de julho
quinta -feira
20 de julho
sexta -feira
21 de julho
segunda -feira
24 de julho
9h30 — 11.º ano
Física e Química A (715)
Economia A (712)
História da Cultura e das Artes (724)
Alemão (501)
Espanhol (547)
Francês (517)
Inglês (550)
9h30 — 12.º ano
Português (639)
Português (239)
PLNM (839)
9h30 — 12.º ano
Matemática A (635)
9h30 — 11.º ano
Matemática B (735)
Matemática Aplicada às Ciências
Sociais (835)
9h30 — 12.º ano
História A (623)
9h30 — 11.º ano
Geometria Descritiva A (708)
14h00 — 11.º ano
Latim A (732)
14h00 — 11.º ano
Filosofia (714)
14h00 — 11.º ano
Literatura Portuguesa (734)
História B (723)
14h00 — 12.º ano
Desenho A (706)
14h00 — 11.º ano
Biologia e Geologia (702)
Geografia A (719)
Afixação de pautas
4 de agosto
Afixação dos resultados dos processos de reapreciação
25 de agosto

 

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por cunha ribeiro às 10:28

Substituição de faltas por doença por dias de férias

por cunha ribeiro, Quarta-feira, 01.02.17

despacho, substituição de dias de atestado por d

 

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por cunha ribeiro às 11:10

Diálogo com uma mãe que reaprendeu a educar

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 12.01.17

Pode definir o seu ponto de vista sobre  "educação" com um só adjectivo?

- A educação deve ser "afectuosa".

- Que significa isso?

-  Embora tal pareça impraticável, significa uma educação que não admite nenhum tipo de agressão física, nem punição. 

- Como chegou a tal conclusão?

-  Foi preciso reflectir muito sobre a minha própria experiência de criança e adolescente. A minha história pessoal. Questionar o que os meus pais fizeram e não fizeram; O que eu já fiz e não fiz;  foi necessário aprender.

Qual é a sua primeira experiência como educadora?

- Fui uma mãe agressiva. Gritei e fiz chantagem com a minha filha. Mas bem me apercebia que não era eficaz e que não estava a ser coerente com a minha forma de a amar. Decidi por isso ler, li muito, avancei pouco a pouco, festejei as minhas vitórias, e aprendi na tristeza das minhas derrotas. Por vezes há novos fiascos que nos desencorajam, cheguei à beira da pura agressão. Tenho sempre presente o seguinte pensamento de Guinot: " Todos os sentimentos são aceitáveis, mas nem todos os comportamentos o são". Isto é válido tanto para pais e professores como para filhos e alunos.

 

- A que conclusões chegou com a sua reflexão?

- Do meu estudo, da auto-reflexão sobre o que li e da minha experiência de filha e de mãe retirei nove ideias sobre “como educar”.  A primeira é uma teoria sobre o afecto; a segunda centra-se nas “necessidades do educando”; a terceira fixa-se nas etapas do desenvolvimento; a quarta preocupa-se com o “funcionamento do cérebro”; a quinta debruça-se sobre as “razões que desencadeiam comportamentos censuráveis no educando”; a sexta distingue as “emoções que escondem outras emoções”;  a sétima  reflete sobre “novas formas de comunicar”; a oitava centra a sua atenção no “autodidatismo do educador”; a nona desenvolve o tema “preparação do ambiente familiar”.

- Em que consiste a sua « teroria do afeto » ?

- Ao longo da infância e adolescência a necessidade de afeto é primordial e a sua satisfação é um elo fundamental no desenvolvimento emocional e relacional do educando. Se a necessidade de afecto não é suprida, porque há rejeição, pouca atenção, ou imprevisibilidade e irregularidade dessa atenção por parte do educador, a insegurança do educando pode desenvolver-se  e a sua desconfiança em relação ao Educador  pode minar a relação entre ambos. “ As palavras sem afeto nunca chegarão aos ouvidos de Deus.” (W. Shakespear)

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por cunha ribeiro às 10:24

...

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 12.01.17

- Pode definir o seu ponto de vista sobre  "educação" com um só adjectivo?


- Pao deve ser "afectuosa".ra mim a educação.


- Que significa isso?


-  Embora tal pareça impraticável, significa uma educação que não admite nenhum tipo de agressão física, nem punição. 


- Como chegou a tal conclusão?


-  Foi preciso reflectir muito sobre a minha própria experiência de criança e adolescente. A minha história pessoal. Questionar o que os meus pais fizeram e não fizeram; O que eu já fiz e não fiz;  foi necessário aprender.


- Qual é a sua primeira experiência como educadora?


- Eu fui uma mãe agressiva. Gritei e fiz chantagem com a minha filha. Mas bem me apercebia que não era eficaz e que não estava a ser coerente com a minha forma de a amar. Decidi por isso ler, li muito, avancei pouco a pouco, festejei as minhas vitórias, e aprendi na tristeza das minhas derrotas. Por vezes há novos fiascos que nos desencorajam, cheguei à beira da pura agressão. Tenho sempre presente o seguinte pensamento de Guinot: " Todos os sentimentos são aceitáveis, mas nem todos os comportamentos o são". Isto é válido tanto para pais e professores como para filhos e alunos.

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por cunha ribeiro às 10:22

Diálogo com uma mãe que reaprendeu a educar:

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 12.01.17

 


- Pode definir o seu ponto de vista sobre  "educação" com um só adjectivo?


- Pao deve ser "afectuosa".ra mim a educação.


- Que significa isso?


-  Embora tal pareça impraticável, significa uma educação que não admite nenhum tipo de agressão física, nem punição. 


- Como chegou a tal conclusão?


-  Foi preciso reflectir muito sobre a minha própria experiência de criança e adolescente. A minha história pessoal. Questionar o que os meus pais fizeram e não fizeram; O que eu já fiz e não fiz;  foi necessário aprender.


- Qual é a sua primeira experiência como educadora?


- Eu fui uma mãe agressiva. Gritei e fiz chantagem com a minha filha. Mas bem me apercebia que não era eficaz e que não estava a ser coerente com a minha forma de a amar. Decidi por isso ler, li muito, avancei pouco a pouco, festejei as minhas vitórias, e aprendi na tristeza das minhas derrotas. Por vezes há novos fiascos que nos desencorajam, cheguei à beira da pura agressão. Tenho sempre presente o seguinte pensamento de Guinot: " Todos os sentimentos são aceitáveis, mas nem todos os comportamentos o são". Isto é válido tanto para pais e professores como para filhos e alunos.

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por cunha ribeiro às 10:21

Aprender a Educar

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 12.01.17

Diálogo com uma mãe que reaprendeu a educar:

- Pode definir o seu ponto de vista sobre  "educação" com um só adjectivo?

- Pao deve ser "afectuosa".ra mim a educação.

- Que significa isso?

-  Embora tal pareça impraticável, significa uma educação que não admite nenhum tipo de agressão física, nem punição. 

- Como chegou a tal conclusão?

-  Foi preciso reflectir muito sobre a minha própria experiência de criança e adolescente. A minha história pessoal. Questionar o que os meus pais fizeram e não fizeram; O que eu já fiz e não fiz;  foi necessário aprender.

- Qual é a sua primeira experiência como educadora?

- Eu fui uma mãe agressiva. Gritei e fiz chantagem com a minha filha. Mas bem me apercebia que não era eficaz e que não estava a ser coerente com a minha forma de a amar. Decidi por isso ler, li muito, avancei pouco a pouco, festejei as minhas vitórias, e aprendi na tristeza das minhas derrotas. Por vezes há novos fiascos que nos desencorajam, cheguei à beira da pura agressão. Tenho sempre presente o seguinte pensamento de Guinot: " Todos os sentimentos são aceitáveis, mas nem todos os comportamentos o são". Isto é válido tanto para pais e professores como para filhos e alunos.

 

 

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por cunha ribeiro às 09:36

Pequenos truques de gestão de uma aula revelados por um professor:

por cunha ribeiro, Terça-feira, 10.01.17
 

 

- Sou absolutamente a favor do uso da "Planta da Sala". Para distribuir os alunos , não inventei coisa nenhuma: utilizo a ordem alfabética. Eles aceitam bem e a maior parte dos professores também a utiliza. Conheço, no entanto, um colega que experimentou uma disposição mista "rapaz/rapariga" e terá funcionado muito bem. Evitou que os grupos deles ou delas estivessem juntos, o que sempre pode resvalar para a conversa ou para o disparate.

 - Mesmo sendo professor de ciências, dou notas aos alunos pela sua participação oral. No início de cada trimestre, enquadro-os entre o 10 e o 20. Uma boa atitude e uma boa participação acrescentam pontos a essa base inicial. Mau comportamento e má participação subtrai  pontos. Dessa forma, consigo agir rápida e discretamente (sem ter de interromper o meu discurso e sem anotar de imediato as classificações);

- Se uma turma começa a exagerar , ao nível do comportamento, ameaço os prevaricadores com um telefonema aos pais ou encarregados de educação. E faço-o no próprio dia. Se os pais colaborarem, este é um remédio santo para para alterar o comportamento dos prevaricadores e um meio dissuasor e desmobilizador de outros. Se a situação se repetir mais adiante, é, então, suficiente a ameaça.

- Quando uma turma se agita demasiado, e não há forma de a acalmar, interrompo a aula, sento-me, pego num livro e começo a lê-lo. Geralmente, 10 segundos depois, a tempestade amaina e a aula pode recomeçar.

- Procuro, logo no início do ano, tratar os alunos pelo seu nome, o que implica memorizá-los rapidamente.

 

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Motivação Escolar

por cunha ribeiro, Sexta-feira, 06.01.17

 

 
A falta de motivação escolar é um dos grandes problemas da adolescência. Por vezes, de forma quase brutal, os nossos jovens sucumbem ao diletantismo e entram num conflito insanável com a escola.
 Quando isto acontece, coitados dos pais, ficam inquietos, atormentados, e oscilam  entre o castigo, e o deixa andar. Em muitos casos tentam perceber as razões por detrás de tal atitude e não as encontram, ou limitam-se a constatar, impotentes, algumas delas.
Como reagir perante um adolescente que parece incapaz de fazer o que é necessário para ter sucesso escolar? O que fazer para que esse adolescente deixe de permanecer tão resistente ao esforço, à disciplina e ao estudo? É certo que por vezes esta espécie de "avaria no motor da motivação" se deve a reações a acontecimentos externos: doença de um familiar, ou do próprio; morte de um próximo; separação ou divórcio dos pais; ruptura de uma relação amorosa ou de uma grande amizade.
Mas não só. Por vezes a explicação deste caos motivacional situa-se no próprio processo corporal e psicológico das transformações que resultam do crescimento. A puberdade é uma metamorfose rápida e constante do corpo e do espírito. Em alguns meses, rapazes e raparigas têm mais 15 cm e um corpo de adulto. Eles têm uma grande dificuldade em lidar com esta eclosão fisiológica, em dominar um corpo rebelde cada vez mais distante da paz juvenil. Como explicar que uma criança exuberante, estabanada e alegre,  se transforme de um momento para o outro num jovem tímido, controlado e meio triste? Ou o contrário? Srerá que os primeiros ao crescerem se viram para trás e têm vergonha daquilo que foram? E que os segundos, sentem que não há razão para continuarem tão inseguros, e há que se rebelarem contra a timidez? Para todos, há um denominador que é comum: a sexualidade com o seu cortejo de dúvidas e angústias. O comportamento por vezes caótico, petturbador, o discurso bruto, irrefletido e chocante não serão formas de reagir a este mundo desconhecido inquietante e perturbador que é a sexualidade em evolução? Estas preocupações, que estão no centro da atividade psíquica do adolescente, poderão inibir a sua atividade inteletual e criativa? Esta inibição inteletual, que trava o investimento escolar do adolescente, pode muito bem, ser acompanhada por uma inibição sexual, ou, pelo contrário, por uma espécie de exuberância, que reclama uma prioridade sem freio...
Acresce o seguinte: estas mudanças fisiológicas e psicológicas implicam uma mudança de paradigma na relação do adolescente com os seus pais. Para o adolescente, é necessário que os pais entendam o seu novo mundo, que não é apenas o planeta escolar, mas é todo um universo cuja raíz é muito mais fisiológica, do que intelectual. Que valor têm as notas, as aulas, os livros, diante do mistério da sexualidade? Para estes adolescentes, zero.
Neste contexto, o prazer de agradar aos pais pelos bons resultados escolares deixou de contar. Essa satisfação de agradar aos pais ou à professora da Escola Primária, motor essencial da sua motivação escolar,  perdeu atualidade. Tal só é possível quando o adolescente , sentindo-se gratificado pelo sucesso escolar, adquire uma certa autonomia na gestão desse sucesso, e muito naturalmente estabelece uma distância salutar entre o seu trabalho e os seus pais. A dependência dos pais no sucesso escolar parecer-lhe-á um transtorno ao seu crescimento ao seu "tornar-se adulto".

 

 

 

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por cunha ribeiro às 09:01

O Aluno-Cliente

por cunha ribeiro, Quinta-feira, 05.01.17

 

Do Minho ao Algarve, devido à eterna insuficiência orçamental, pedem os governos aos professores que sejam profissionais, “robôs”, e polivalentes! E a você, que escolheu ser professor de Português, que esqueça tudo o que aprendeu na Universidade: a gramática, a ortografia, a redação, os complementos, os substantivos, os adjetivos, a pontuação. Porque você não tem tempo para desperdiçar nessas “banalidades”. Por isso, dev e guardar tudo num canto da sua memória que, para os seus alunos, "maiores valores se alevatam".

Urge, pois, ignorar tudo o que aprendeu. Você, hoje, na escola, não tem alunos, tem clientes. Os quais não têm que se adaptar à sua pedagogia, isso é assunto arrumado, pois é obsoleto, e está ultrapassado pela novíssima pedagogia “mercantilista”.

Tal como o jovem-príncipe, o aluno-cliente, tem direito a uma escola "à la carte"- é ele que decide o que deve ser ensinado, e como deve ser ensinado. O aluno-cliente tem acima de tudo direitos, e o primeiro deles é não ter nenhum dever, esteja ele, na escola, na rua, ou em casa.

O papel do professor, (ou prof, para o aluno-cliente) é, por conseguinte, conquistar, com simpatia e dedicação, a clientela, isto é, os seus alunos. Você pode não entender, mas sabe que uma hora de aula é demais para o adolescente dos nossos dias. Também sabe que ele precisa de tempo para dar asas à imaginação, seja ela tramar os pais ou iludir os avós, na compra do último modelo da sony, ou enganar o irmão, defraudar o amigo, e maltratar o vizinho.

Seja paciente:

Se ele (o seu cliente escolar) o insultar, porque você lhe pediu, educada e cortesmente, para lançar a Chiclette no cesto do lixo, é preciso entendê-lo - é a sua forma de lhe agradecer por estar com ele. E se um dia você for convocado pela secção disciplinar da sua escola para explicar a razão que o levou a anular um teste ao seu aluno-cliente, que alega pura coincidência das suas respostas com as do colega do lado, faça de conta que é mais um momento de formação contínua: aprende-se todos os dias na Educação Nacional, somos alunos até à morte... ou até à reforma (tudo depende do governo seguinte...)

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por cunha ribeiro às 17:40