Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




À atenção Dos Professores de EVT e Do Primeiro Ciclo, Com Horário Zero

por cunha ribeiro, Sexta-feira, 07.06.13

O Ministério da Educação está a preparar uma “formação complementar com estágio” para os professores do 1º ciclo do básico e para os de Educação Visual e Tecnológica (EVT) – que foi extinta na última revisão curricular – que fiquem com horário zero (sem turma atribuída). Com esta formação os professores ficam aptos para dar aulas a outras disciplinas tendo, assim, mais possibilidades de conseguir colocação e evitar o sistema de requalificação (mobilidade especial).

A medida, que vai ser integrada no regime de mobilidade especial, foi avançada ontem pelo secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, como sendo mais uma ferramenta para evitar o despedimento de professores.
“Temos o diagnóstico feito e há dois grupos disciplinares que nos preocupam com uma prioridade maior, que são os professores de EVT e os professores do 1.º ciclo [do Ensino Básico]. Vamos apostar na formação complementar com estágio para que esses professores passem a ter habilitação para outros grupos disciplinares”", revelou Casanova de Almeida.
Para já o governante recusou revelar mais detalhes da medida que “ainda está a ser pensada”. Ou seja, o Ministério ainda não definiu a forma como será feita esta formação e se excederá os 12 meses, limite de permanência no regime de mobilidade especial que foi ontem aprovado em Conselho de Ministros para ser aplicado a toda a Função Pública.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cunha ribeiro às 14:21