Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Turmas de Excelência - Um Modelo de Regulamento

por cunha ribeiro, Segunda-feira, 02.12.13

De acordo com as alíneas d) e e) do artigo 13º da Lei nº39/2010, de 2 de Setembro, os alunos que do Ensino Básico que demonstrem dedicação e esforço no trabalho e desempenho escolar, conseguindo atingir excelentes resultados, têm direito ver reconhecido os seus resultados.
O grupo turma é um elemento crucial no processo ensino aprendizagem desenvolvendo as condições necessárias para o sucesso individual dos alunos.
Pretende-se assim, valorizar e incentivar o gosto pela aprendizagem, o esforço e trabalho individuais e colectivos, o respeito pelos direitos de todos os membros da comunidade educativa, acoesão do grupo turma e o espírito de entreajuda assim como o exercício de uma cidadania responsável.
Nesta menção, por período lectivo, apenas será incluída uma turma de cada ano de aprendizagem (do 7º ao 9º e do 10º ao 12º anos de escolaridade). A turma que, na totalidade dos períodos lectivos do mesmo ano escolar, obtenha a menção, será reconhecida extraordinariamente no final do ano lectivo.


Requisitos:

 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário:

 

A turma deverá:


1. Obter a média global mais elevada (considerada a média das classificações obtidas nas diferentes disciplinas e áreas curriculares não disciplinares). A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, por ser de carácter facultativo, não é incluída nesta média.
2. Obter em cada disciplina média de três ou superior.

3. Revelar um comportamento global de Satisfaz Muito Bem.
4. Não haver registo de qualquer falta injustificada.
5. Envolver-se com a comunidade educativa em Projectos de Intervenção
6. Revelar espírito de iniciativa e empreendedorismo (planificação e concretização de
actividades).


Procedimentos


Compete à Direção da Escola, no final de cada período lectivo, proceder à recolha de informação que permita selecionar as turmas que reúnem as condições para
integrar esta Menção.


Divulgação


1. A Menção de Turma de Excelência será divulgada até 15 (quinze) dias após a afixação das pautas, em local de grande visibilidade na Escola.
2. A referida Menção será ainda divulgada no site da Escola.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cunha ribeiro às 14:04